História
O estilo industrial nasceu em Nova York, por volta dos anos 50, quando os galpões e fábricas abandonados desocupados, começaram a servir de moradia e os novos moradores os mantiveram originais.
Arquitetura
Dentre as tendências que vem e vão, há materiais essenciais na arquitetura que hoje estão sendo encontrados recursos para utilizá-lo de forma versátil como, por exemplo, o cimento, que além da construção, hoje está presente também na decoração, como o revestimento 3d cimentício, o cimento queimado, concreto aparente, entre outros.
Características
O estilo industrial se compõe através do toque moderno que se mistura com o vintage, de texturas e materiais como o concreto, a madeira, o mármore, o aço e o ferro, que ao serem colocados juntos geram um resultado incrível.
Integração
Os ambientes devem ser integrados, como as origens deste estilo são de galpões e fábricas, esses locais são abertos, bem iluminados e ventilados, possuem poucas divisórias entre os cômodos, com janelas e portas grandes. Isso promove na casa, interação tanto nos ambientes quanto entre as pessoas.
Decoração
O que é marcante na decoração industrial são os canos, tubulações de água, gás, ar condicionado e energia elétrica, todos aparentes, diferente da arquitetura tradicional que esses elementos são escondidos, mas no estilo industrial até mesmo são pintados com cores contrastantes para que se destaquem.
Quanto à estrutura e o revestimento, estão presentes o concreto aparente e o cimento queimado, esses materiais passam certa frieza ao ambiente, para quebrar isso e gerar sensação de aconchego e conforto utilizam tijolos de barro também na composição das paredes.
Os objetos, eletrodomésticos e mobílias utilizadas tomam como referência para compor os ambientes materiais como a madeira maciça, o aço ou o ferro.
Cor
As cores utilizadas são as neutras e sombrias, predominantemente cinza, preto e branco. Em detalhes cores mais vivas podem ser utilizados, porém, discretamente.
Vimos através deste post que o estilo industrial permite que haja mistura de texturas e elementos que apesar de característicos conseguem conversar entre si, obtendo harmonia, saindo do tradicional, e fazendo toda diferença com uma decoração de estilo e personalidade.